R$ 289 bilhões em biocombustíveis: o número que o milho de Sinop e o boi do Norte de Mato Grosso precisam saber ler
A cifra apresentada em São Paulo mede intenção de investimento, não dinheiro já gasto. É a distância entre uma coisa e a outra que vai decidir quem ganha com a nova indústria da energia verde.
![Infográfico ilustrativo sobre a cadeia dos biocombustíveis e do agronegócio[cite: 7], destacando espigas de milho[cite: 7], bovinos Nelore[cite: 7], uma grande usina industrial de etanol/biodiesel ao fundo[cite: 7], caminhão-tanque e trem de carga para transporte de combustíveis[cite: 7], além do fluxo de biocombustível verde-amarelado[cite: 7], acompanhado da logomarca TransMeridional e selo com a data de 05 de Outubro de 2026[cite: 7].](https://transmeridional.com.br/wp-content/uploads/2026/10/arco-norte-infraestrutura-logistica-agro-mato-grosso.webp)
Foto/Divulgação | meramente ilustrativa: A cifra apresentada em São Paulo mede intenção de investimento, não dinheiro já gasto. É a distância entre uma coisa e a outra que vai decidir quem ganha com a nova indústria da energia verde.
Na sexta-feira (2), em um painel da Datagro durante o GAFFFF 2026, em São Paulo, o setor trouxe um número grande: o Brasil já soma R$ 289 bilhões em investimentos cadastrados em projetos de biocombustíveis e transição energética. A cifra foi levada ao evento pelo deputado Arnaldo Jardim, e a leitura mais cuidadosa vem de quem acompanhou o tema: esses R$ 289 bilhões são investimentos cadastrados em projetos, não valores já desembolsados.
A distinção importa para quem planta, processa ou transporta no Norte de Mato Grosso. Um número cadastrado vira fábrica, contrato de milho, carreta na BR-163 e emprego em Sinop só quando o projeto sai do papel. Por isso a melhor pergunta sobre o painel não é quanto, mas onde, quando e com quê.
Régua dos investimentos (R$ bilhões)
A resposta de “com quê” já está no campo. Cerca de 23% do milho produzido no Brasil já é destinado à produção de biocombustível. Esse milho sai da lavoura da segunda safra, e a segunda safra é mato-grossense. O etanol de milho, praticamente inexistente no país há cerca de uma década, já representa 30% do etanol brasileiro.
O que a Datagro não precisava dizer, porque está desenhado no mapa, é que o epicentro dessa virada passa por aqui.
Resumo Executivo
Em uma frase: a cifra de R$ 289 bilhões sinaliza uma nova indústria de energia sobre o milho, e o Norte de Mato Grosso, com Sinop e a BR-163, está no centro do mapa, mas o valor é de projetos cadastrados e não de obras entregues.
O que você vai encontrar nesta reportagem- O que o número significa e o que ele não significa
- Por que o etanol de milho conecta lavoura, indústria e pecuária
- Onde Sinop e o Norte aparecem nessa cadeia
- Quem ganha, quem divide espaço e os riscos
- O que observar nos próximos meses
O que o número diz, e o que ele não diz
Segundo o painel, o setor vai além do carro de passeio. O presidente executivo da SIAMIG/Bioenergia Brasil, Mário Campos, destacou que os biocombustíveis já ultrapassam o mercado de veículos leves, com possibilidades em combustível sustentável de aviação (SAF), transporte marítimo, máquinas agrícolas, biogás e biometano. Ele citou, por exemplo, um carregamento feito em julho em um navio de longo curso com mistura envolvendo etanol.
O cenário regulatório explica o apetite. Jardim associou os R$ 289 bilhões à Lei do Combustível do Futuro, o novo marco do setor. Para dar uma régua, a EPE estima, para 2026 a 2035, mais de R$ 110 bilhões em investimentos necessários para a expansão dos principais biocombustíveis. Ou seja, a carteira cadastrada é bem maior do que o necessário, e é razoável supor que boa parte dos projetos não sairá. Qual parte, é dado a confirmar em fonte oficial.
E daí? Quem planeja contrato de milho, terra ou logística com base em “R$ 289 bilhões” deve se perguntar quais projetos têm licença, financiamento e terreno definidos.
Por que o milho conecta tudo
O milho é a ponte entre três cadeias. A primeira é a da lavoura: segunda safra, produtores e cooperativas. A segunda é a da indústria: etanol e coprodutos. A terceira é a da pecuária, porque a usina devolve proteína ao campo.
Em Mato Grosso, o desenho é nítido. Das 27 biorrefinarias de etanol de milho em operação no país, 13 estão no estado, que usou 12,5 milhões de toneladas de milho na moagem em 2024/25, com projeção de 13,5 milhões na atual, segundo a Unem. Outras 12 usinas devem se instalar no território mato-grossense entre as 30 previstas.
Em Sinop, o fato mais emblemático é a Evermat. Agricultores ligados à Coanorte formaram a empresa para construir uma usina de etanol de milho. A planta prevê processar 1,25 mil toneladas de milho por dia e produzir até 207,5 milhões de litros de anidro e 215 milhões de hidratado por ano, além de 134 mil toneladas de DDGS, com produtores de 18 cidades mato-grossenses. Quando a operação começou de fato é dado a confirmar em fonte oficial, pois a previsão que localizei era de início no primeiro trimestre de 2026.
O elo que poucos veem: do etanol ao boi
Aqui está a conexão que a TransMeridional faz questão de apontar. Segundo a Unem, cada tonelada de milho usada na produção de etanol gera 212 quilos de DDGS e 19 quilos de óleo de milho. O DDGS é um ingrediente de ração. A Unem estimava a produção nacional de DDG em cerca de 5 milhões de toneladas na safra que vai até maio de 2026.
E daí? Para o pecuarista e o confinador, a usina de milho é uma fonte de alimento próxima e concorre com outros insumos da dieta. Isso pode influenciar o custo da engorda, e portanto a margem do boi gordo, tema que a TransMeridional vem acompanhando com a oferta mais curta de gado para 2027. A magnitude desse efeito no Norte é dado a confirmar em fonte oficial.
A conta fecha do outro lado também. Parte do milho que ia para a exportação ou para a ração passa a ter outro comprador, o que muda a formação de preço regional e o poder de barganha do produtor.
Quem percorre essa cadeia
O produtor de soja e milho planta e vende o cereal à usina, muitas vezes por contratos de safra. As cooperativas e os grupos de produtores, como os da Evermat, podem verticalizar e capturar a margem industrial. As usinas moem o milho e vendem etanol, DDGS e óleo. O transporte rodoviário leva insumos e coprodutos pela BR-163. As distribuidoras compram o combustível, que chega aos postos e ao consumidor. A pecuária consome o DDGS. O financiamento sustenta tudo isso, e o crédito, nesta altura do ciclo, é o gargalo que decide quais projetos saem.
- Produtor planta milho na segunda safra
- Cooperativa ou usina compra o cereal
- Usina gera etanol, DDGS e óleo de milho
- BR-163 leva combustível e coprodutos
- Confinamento usa o DDGS na ração
- Crédito decide quais projetos saem do papel
Os riscos e quem divide espaço
Nem tudo é expansão. Na outra ponta, o biodiesel mostra o que acontece quando a oferta supera a demanda. Segundo números citados em evento do setor, as 60 indústrias de biodiesel do país têm capacidade instalada de 17 bilhões de litros e produção de 10 bilhões, uma folga de 7 bilhões. É uma lição para o etanol de milho: capacidade planejada não é demanda garantida.
Há também a concorrência dentro do próprio etanol. O milho já responde por uma fatia grande da produção, e isso, em tese, pressiona as usinas de cana. O efeito sobre a rentabilidade de cada rota, porém, é dado a confirmar em fonte oficial.
Análise TransMeridional
A cifra de R$ 289 bilhões é um termômetro de ambição, não de caixa. Seu valor para o Norte de Mato Grosso é apontar a direção: a lavoura da segunda safra deixou de ser só commodity de exportação e virou matéria-prima de energia. Quem está na BR-163 entre Sinop e a região de Colíder, Matupá e Peixoto de Azevedo está mais perto dessa indústria do que parece, seja como fornecedor de milho, seja como transportador, seja como comprador de DDGS.
A leitura prática para o produtor é a de que, com mais compradores de milho na região, a negociação pode ganhar espaço, mas também fica mais sujeita aos ciclos do setor de combustíveis. Para o pecuarista, a oferta de coproduto é oportunidade, desde que o contrato de fornecimento e o preço fechem. Para o gestor público, o desafio é infraestrutura e arrecadação: indústria nova significa caminhão, energia e emprego, mas só depois que a usina existe. Essas leituras são análise editorial, sem projeção oficial.
O que observar
- Quais projetos cadastrados obtêm licença e financiamento nos próximos meses.
- O ritmo de entrada em operação de novas usinas de milho em Mato Grosso.
- A relação entre preço do milho e demanda da indústria na região.
- O preço e a disponibilidade de DDGS para os confinamentos do Norte.
- A capacidade ociosa do biodiesel e o que ela ensina ao etanol.
- Novos marcos regulatórios e a evolução do mercado de SAF.
Conclusão
R$ 289 bilhões é um número que impressiona, mas só informa de verdade quando se separa o que está cadastrado do que está construído. Para o Norte de Mato Grosso, o ponto central é que o milho virou energia e que essa nova indústria já tem endereço na BR-163. Quem acompanhar quais projetos viram fábrica, e como o milho e o DDGS se relacionam com a lavoura e com o boi, terá uma vantagem que as manchetes não dão.
Perguntas frequentes
O que são os R$ 289 bilhões em biocombustíveis?
São investimentos cadastrados em projetos de biocombustíveis e transição energética, apresentados em painel da Datagro no GAFFFF 2026. Não são valores já desembolsados.
Quanto do milho brasileiro vai para biocombustível?
Cerca de 23% do milho produzido no Brasil já é destinado à produção de biocombustível, segundo dados apresentados no painel.
Qual a participação do etanol de milho no etanol brasileiro?
O etanol de milho, praticamente inexistente há cerca de uma década, já representa 30% do etanol brasileiro, segundo a SIAMIG/Bioenergia Brasil.
O que é DDGS e por que importa para a pecuária?
É o coproduto da moagem do milho, usado em ração. Segundo a Unem, cada tonelada de milho gera 212 quilos de DDGS e 19 quilos de óleo de milho.
Como Sinop aparece nessa cadeia?
Sinop abriga a Evermat, usina de etanol de milho de produtores ligados à Coanorte, com projeto de até 207,5 milhões de litros de anidro e 215 milhões de hidratado por ano e 134 mil toneladas de DDGS.
Leia também
- MBRF busca novo refinanciamento e coloca o crédito dos frigoríficos novamente no radar
- Rumo leva ao STF disputa sobre filas de caminhões e condições no terminal de Rondonópolis
- PRF restringe circulação de carretas no domingo e coloca logística do Nortão em atenção
- Boi gordo rumo a 2027: as urnas definem o clima, mas o ciclo e a China definem o preço
